sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Discente – Maria Ângela Afonso Pereira

Como aluna do curso de formação especial docente que procura se habilitar em Sociologia escolhi escolher duas das práticas pedagógicas estudadas, me aprofundando sobre o conteúdo e resolvi desenvolver um “projeto” de “pesquisa” na Escola Estadual “Dr. Adalmário José dos Santos” onde leciono no 2º grau e EJA em Lajinha MG.
Considerando que a sociologia ( materia que leciono) tem como objetivo o estudo social, a forma como o homem vive em grupo, as relações que estabelecem e suas conseqüências planejei, junto com os alunos, o levantamento de problemas sociais mais evidenciados e/ou mais importantes no processo de integração, adaptação social. (considerados assim por eles).
Inicialmente fizemos uma explanação sobre o que é pesquisa e como ela deve ser feita. Estabelecemos a importância de reconhecer que o questionamento é a chave da elaboração, desenvolvimento e conclusão da pesquisa.
Assim vimos que a pesquisa é um instrumento importante para compreender e explicar os fenômenos sociais: A diversidade de enfoques permite concluir que um fenômeno social não tem apenas uma explicação. Esse processo crítico sistemático devera nortear todo o trabalho a fim de reconstruir nossa visão das normas e regras sociais criadas pelo individuo para melhor se organizar na sua vida em sociedade.
Surgiu também a idéia de identificar valores e princípios estabelecidos que constituem um sistema padronizado que define o comportamento próprio das pessoas que são aceitos pela sociedade e definir quais são são naturais do ser humano, quais são adquiridos tradicionalmente e quais surgem como consequencia da evolução (tecnologica, científica, social, ambiental...) do mundo atual.
NORMAS SOCIAIS
Escola Estadual “Dr. Adalmário José dos Santos”
Pesquisa de campo feita pelos alunos do 2º ano do 2ºgrau.
Orientadora – Maria Ângela Afonso Pereira
Disciplina – Sociologia
A pesquisa é o componente e um instrumento mais importante para a compreensão e explicação dos fenômenos sociais. A diversidade de enfoques permite concluir que um fenômeno social não tem apenas uma explicação. A pesquisa deve articular conceito, teorias, contexto histórico, influências externas, religião... É preciso entender uma pesquisa sociológica, os padrões de procedimentos que devem ser usados, cuidados, passos, procedimentos e objetivos, para que o resultado leve ao entendimento do fenômeno a ser observado.

JUSTIFICATIVA –
• O principio que fundamenta o trabalho de pesquisa é de que a mobilização, a integração e a pesquisa completam o conhecimento teórico formando uma compreensão real de situações variadas do comportamento social em nossa cidade.
• Um dos objetivos da sociologia é o estudo da forma pela qual o homem vive em grupo, das relações que estabelecem e das conseqüências dessas relações. O comportamento social sofre influências na forma pela qual se organiza que são produzidos a partir das necessidades imediatas da vida, interferindo na direção da sociedade no nível econômico, político e social influenciando a vida dos indivíduos, chegando a interferir em outros processos do desenvolvimento humano como nos processos fisiológicos, filosóficos e até psicológicos. Para se adaptar a estas influências os indivíduos organizam sua vida formando instituições sociais com função, finalidade, objetivo, estrutura, regras, formam um conjunto de valores e princípios estabelecidos tradicionalmente e criam uma série de hábitos, comportamentos, maneiras de agir e pensar, constituindo um sistema padronizado que define o comportamento próprio das pessoas. Tudo isso se manifesta de forma diferente entre povos e momentos.
OBJETIVOS
• Realizar um trabalho integrado à comunidade que proporcione a análise crítica e o conhecimento de variados comportamentos sociais próximos de nossa realidade.
• Visa uma maior produtividade e eficiência de conhecimento das orientações sobre as instituições sociais mais importantes, objeto de estudo para a série.
DESENVOLVIMENTO-
• A pesquisa de campo será feita a partir da análise de comportamentos em diferentes grupos, lugares e horarios e deverá ser personalizado, demonstrando uma atuação criativa.
• O trabalho deverá ser claro e objetivo de modo que facilite a captação da experiência vivida, do conhecimento adquirido e a conclusão da pesquisa de forma que enriqueça o conhecimento da turma e será avaliado em forma de:
 Relatório, onde conste justificativa, objetivos, os esforços desprendidos, o desenvolvimento do trabalho, o campo de pesquisa, conclusão, participações e será arquivado pelo professor. Será avaliado também o esforço desprendido, a completitude, capacidade de sintese, o enriquecimento e a apresentação.
 Exposição em sala de aula.
- O relatório não poderá conter termos amorais, agressivos, discriminatórios ou ofensivos a pessoas ou instituições. Os colegas de sala deverão receber uma síntese da pesquisa.
- A apresentação pode ser enriquecida com músicas, filmes, fotos...
TEMA
NORMAS SOCIAIS
O projeto consiste em desenvolver uma pesquisa sobre as normas sociais:
-Manutenção das tradições, costumes, dogmas religiosos, crenças, manias, etiquetas, gafes, rituais, comportamento ideal para a igreja, para as familias, valores, influências, manipulação da mídia, regras, responsabilidades, punições, variedade, formas, vícios...
-Devios de comportamento – causas, motivação das transgressões, criminalidade, marginalização, vandalismo, violência, dificuldades e facilidades.
- Repressões familiares e sociais, direitos, deveres, responsabilidades, atuação e participação e acompanhamento de instituições sociais como igreja, familoia, escola, Estado: serviços de prevenção, projetos de assistência e atendimento, dificuldades...
- Proporção e integração social,

CONCLUSÂO
Consolidamos o processo descrito desde a preparação para a pesquisa até a exposição,e ao final concluimos que:
-Todo comportamento existe por vontade dos homens.
-Não serão modificadas por simples ação da natureza,mas pelos homens em sua ação e interação social.
-As normas sofrem influências na forma pela qual a sociedade se organizam
-São produzidos a partir das necessidades imediatas da vida, interferindo na direção da sociedade no nível econômico, político e social.

SINTESE
A apresentação da pesquisa foi apresentada de forma expositiva, fizemos também um pequeno seminário, estudo dirigido, dramatização, debate, recebemos visitas, e a conclusão foi feita num relatório final (em anexo), etc.
Antes da pesquisa exploratória, fizemos um esboço, um projeto para se conscientizar daquilo que queremos pesquisar. Planejamos o tempo necessário à pesquisa em livros, revistas, jornais, internet, pesquisa de campo, entrevistas, para ir construindo o tema que engloba conceituação, definição de objetivos, discutição, procedimentos ou metodologia, desenvolvimento e conclusão para que a pesquisa não apresentasse apenas uma versão e ficasse viciada.










ANEXO
NORMAS SOCIAIS
Qualquer relação interpessoal exige muita dedicação e respeito. Relacionamos comportamentos sociais que devem ser observado para boas relações sociais, respeito mutuo e aceitação social:

- Use sempre as palavrinhas mágicas: por favor, muito obrigada, com licença, cumprimente e despeça com gentileza...
- Seja receptivo e procure entender os outros.
- Organize seu tempo, mantenha sua agenda organizada e seja pontual.
- Deixe que os outros falem, não os interrompam e ouça atentamente.
- Tenha higiene corporal para evitar odores desagradáveis, arrotos, flatulências, cuspidas, coceiras...
- Use o celular em maneira, lugar e hora adequada.
- Evite discussão em público, violência física ou verbal, fuja de fofocas, encrencas, barracos.
- Tenha uma postura elegante: sente-se sem muito despojamento, não masque chiclete.
- Evite o uso de drogas cigarro e excesso de álcool para não se tornar inconveniente.
- Planeje sua vida financeira e viva dentro do seu orçamento. Compre só o que é possível e necessário e honre suas dívidas.
- Evite pegar emprestado e se o fizer, cuide, entregue rapidamente e agradeça.
- Não pegue objetos que não lhe pertencem. Se acharem algum, procure o dono ou deixe num local próprio e de confiança.
- Não participe nem aceite a corrupção.
- Procure alimentar-se de maneira saudável, mastigue com boca fechada e evite excessos.
- Tenha uma religião e siga sua fé e respeite a dos outros.
- Olhe nos olhos das pessoas enquanto conversa.
- Chame as pessoas pelo nome, evite apelidos.
- Não faça fofocas, espalhe boatos, seja cínico ou debochado.
- Fale pouco, baixo, pausadamente e firme, mas com simpatia. Evite palavrões.
- Não exponha sua vida pessoal nem traia a confiança repassando informações pessoais.
- Respeite autoridades, mais velhos, as pessoas, animais, lugares e coisas de modo geral.
- Seja discreto e não fale do que não lhe diz respeito.
- Vista-se com urbanidade.
- Tenha postura moral: Pratique a paciência, simplicidade, humildade, seja justo, flexível, evite o preconceito e a discriminação...
- Faça pequenos favores para todos.
- Seja sincero, evite jogar indiretas, não minta, não engane.
- Seja solidário. Seja presente nas alegrias e tristezas. Manifeste as pessoas carinho e amor.
- Seja um motorista gentil. Não brigue no transito.
- Seja gentil ao discordar.
- Respeite e preserve o seu planeta
- Respeite a sinalização, regras, pessoas, costumes, não fure filas, evite vandalismo e depredação...
- Aja com diplomacia, seja cortes, simpático e educado, mas não um bajulador.
- Manda cartões, emails de aniversario, casamento, formatura, morte, pedido de desculpa pelo o atraso ou falta.
- Se for convidado, agradeça e compareça ou justifique antecipadamente.
- Conserve a higiene dos lugares: banheiros, sala de aula, rua...
- Evite excesso de gesticulação, apontar o dedo, olhar relógio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário