quinta-feira, 18 de agosto de 2011

sociologia no PCN

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A sociologia estuda o comportamento do homem na sociedade e suas relações entre si que sofrem influências e interferem na organização social, econômica, política e até nos processos do desenvolvimento humano.

ATIVIDADES
Os conteúdos desenvolvem uma análise permanente, atendendo a demanda natural do aluno e acompanhando as manifestações sociais. Os temas são questões importantes para a sociedade e contribuem para a formação humana, proporcionam uma tomada de consciência cidadã. Tudo praticado com a estreiteza conceitual e a rotinização das práticas educativas:
• Aula expositiva, dialógica, aberta ao debate, comentários e dúvidas, seminário, estudo dirigido, leitura e interpretação coletiva e/ou individual, elaboração de pesquisas, apresentações individuais e/ou coletivas, notícias, etc. interpretando o contexto, a percepção, a historicidade, o desejo de opinar sobre o tema abordado, sentindo-se convidado a participar de uma “comunidade”.
• Assembléia de classe (série e escola), júri simulado, socialização de idéias, questionamentos, tutoriais, resenhas, painéis, exposições, dramatização, oficina, visitas, estudos do meio (museus, bibliotecas, centros culturais, parques, etc.
• Charges, cartuns, cartazes, tiras, fotos, cinema, filmes em DVD ou TV (ficção ou documentário) explorando a ação, o entretenimento, o poder catártico de um fato representado junto a informática como recurso metodológico e tecnológico.

AVALIAÇÃO
É preciso sentir vontade de manifestar suas idéias e opiniões e saber que serão respeitadas. O aluno será avaliado por observações diárias, avaliação escrita de conhecimento, individual ou coletiva, interpretação, análise de dados e posicionamentos nas questões refletidas, na atuação criativa, no esforço desprendido, na completitude, no enriquecimento, no interesse, na apresentação, na participação e no grau de complexidade. É importante a disposição do aluno de analisar e sua maior ou menor disponibilidade, seu interesse, comprometimento, respeito, solidariedade, interação, comportamento, ética, moral.

CONTEUDOS
A ação desenvolvida entre os homens os educa e, ao interagirem entre si, formam a sociedade, organizada por instituições sociais criadas pelo homem com função, objetivo e regras: família, escola, estado, igreja, partido político...
A sugestão apresentada não esgota as possibilidades e podem ser usadas no todo ou em parte. É uma proposta de uma visão ampla sob a perspectiva do valor ético inserida em um universo amplo. Partindo de princípios definidos na LDB o perfil do estudo é apresentado de forma articulada, interdisciplinar, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender:

DETALHAMENTO DO CONTEÚDO - (Temas Subtemas)
Análise e compreensão da atuação das instituições sociais construindo uma perspectiva crítica, com ênfase no processo de transformação e comprometimento com a manutenção da ordem social; ampliando a visão social.
-Conceitos Sociais: sociabilidade, interação, comunidade, grupo, papéis e organização e social. Processos associativos (cooperação e acomodação) e dissociativos (competição e conflito) que ligam o indivíduo à sociedade.
FAMILIA - Compreender sua importância fundamental na organização social.
Conceito, transformações, objetivos, funções, importância, tipos, divórcio, estatísticas, casamento (regimes, anulação, direitos, obrigações, proibições, filhos, herança, propriedade, garantias e privacidade); gravidez na adolescência.
IGREJA - Compreender sua importância significativa no controle social e seu papel em diferentes tempos e lugares.
-Religião e religiosidade - Conceito, objetivo, transformações, influência social, variedade de religiões, dogmas e livros, fanatismo, fundamentalismo, comportamento dos fiéis, liberdade e direito de culto e crença, proteção.
ESCOLA - Reconhecer a escola como instrumento da reprodução e manutenção social e cultural, e que ela possibilita ascensão e mobilidade social
-Conceito, objetivos, transformações, escola pública, particular, creches, ensino fundamental, médio, noturno, supletivo e superior, educação inclusiva, escola excludente, adequação, acesso, permanência, qualidade, evasão, desempenho, analfabetismo, universalização, consequências sociais e econômicas, participação da sociedade, programas suplementares (bolsa família, material escolar, transporte, merenda, equipamentos, especialização e qualificação do professor, vestibular, cotas, nº de vagas X demanda e mercado de trabalho, inclusão digital
COMUNIDADE – Reconhecer-se agentes e protagonistas da construção e reconstrução e transformação dos processos sociais; possibilitar a visão da ampla diversidade sociocultural; favorecer o contato com elementos artísticos e culturais; compreender o novo perfil mundial; compreender os processos de comunicação e seu poder de persuasão.
-Cultura popular e erudita, trocas híbridas; identidade cultural; diversidades; ideologia; alienação; perspectivas; tradição; renovação cultural; contracultura.
-Mudança, reprodução e transformação social, normas, divisão de classes; mercado de trabalho, proteção ao consumo, tendências e exigências do mercado, exploração e lucro; desenvolvimento e pobreza; emprego e desemprego; acesso, jornada, salário, abuso de autoridade, sindicatos, profissões novas e extintas, autônomo, instituições, associações, cooperativas, êxodo rural, o retrato do Brasil/IBGE.
-Distúrbios sociais: criminalidade, marginalidade, violência, prostituição, agressividade, furtos, assassinatos, vandalismo, roubo, estupros, vícios em drogas/álcool: motivação, prevenção, tratamento, estatísticas, e repressões, compulsão, excentricidade, obsessões, permissividade, sexualidade precoce, consumismo, tribos e gangs, ritos de passagem.
-Mídia - A TV como um meio de comunicação de massa e entretenimento, formadora de opinião, veículo de informação, indústria cultural de instrução permanente, globalização; modernização, tecnologia, liberdade de imprensa, comunicação; internet, redes sociais, controle.
- Estereótipos sociais – obesidade, etiquetas, machismo, elite, vaidade (beleza física, plástica, musculatura, moda...), hipocondria, automedicação.
ESTADO - Cidadania - Ampliar a concepção de política; perceber a importância da participação; incentivar o exercício da cidadania.
-Definição, participação, voto, legitimidade do poder, regimes políticos, democracia, autoritarismo, poder paralelo, corrupção, legalidade, moralidade, ONGs, direitos humanos, segurança, exclusão e inclusão social, econômica, étnica, direitos civis, intolerância, desigualdades sociais, regionais, econômicas, sexuais, etárias (menor, idoso, mulher, deficiente, etc.), necessidades básicas, serviço público.
-Movimentos de consciência, lutas pacifistas, ecológicas, agrárias, distribuição de renda, questão racial, preconceito, tabus, minorias sexuais, étnicas e religiosas.
-Justiça, leis, estatuto, proteção, proibições, punição, guarda, abuso, exploração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário